
Joinville, a cidade dos Príncipes, das Flores e das Bicicletas, possui uma herança histórica que possibilita um mundo de costumes e curiosidades fascinantes. A cidade é considerada um recanto cultural em Santa Catarina. Confira 10 curiosidades incríveis sobre uma das maiores cidades do estado.
Com uma população total de 577.077 habitantes (IBGE), Joinville, que é a mais populosa do estado, ainda preserva as tradições da colonização alemã com muito carinho. Atualmente, também é a única cidade fora da Rússia a possuir uma unidade do Balé Bolshoi.
- Chove muito em Joinville
Também conhecida como Chuville, Joinville se destacou como a cidade onde há menos dias de sol no país, segundo uma pesquisa do Portal G1 de 2014 . Não se esqueça do guarda chuva!
2.Maior polo industrial do estado
Mesmo com todo o apelo cultural, Joinville é o maior polo industrial do estado e com o maior maior PIB de Santa Catarina. A cidade é referência para as indústrias metalmecânica, de tecidos, de alimentos, softwares, eletrodomésticos, computadores e máquinas.
- Tradição da Cerveja
Joinville é a cada de diversas cervejarias conhecidas nacionalmente. Na cidade, a variedade de sabores e estilos é garantida.
- Culinária Alemã
A herança dos imigrantes alemães em Joinville pode ser vista principalmente na gastronomia! O chineque (variação do pão doce), rollmops (peixe em conserva), cuca e orelha de gato (ou cueca virada), são algumas das iguarias encontradas por aqui.
- Animais famosos
Os filhotes de capivaras nas margens do Rio Cachoeira são os animais mais comuns da cidade. Outro animal bastante conhecido é um jacaré nomeado carinhosamente de Fritz, também morador do rio.
- Praia e mangue
A natureza de Joinville é exuberante. O bairro Espinheiros é cercado pelo manguezal e, seguindo na direção nordeste, você chega até a praia do Vigorelli.
- Possui uma festa dedicada às flores
Por conta da abundância de flores na cidade, Joinville promove a Festa das Flores, patrimônio histórico, artístico e cultural do estado, que atrai milhares de visitantes anualmente.
- Museus
Como forma de valorização da cultura, Joinville possui mais de 10 museus. Entre eles, os mais conhecidos são: Museu dos imigrantes, Museu de arte, Museu da bicicleta, Museu Nacional do Corpo de Bombeiros, Estação da Memória, Museu casa Fritz Alt e o recente Instituto Internacional Juarez Machado.
- Vocabulário Próprio
Como toda cidade, Joinville possui um vocabulário próprio muito diversificado. Palavras como “zarco” (ônibus), “zica” (bicicleta), “égua” (espanto/admiração), “bobiça” (bobeira), entre outras, são algumas das mais faladas pelos nativos.
- 2ª melhor cidade para se viver no Brasil
De acordo com pesquisa divulgada pelo Jornal A Notícia (2015), Joinville foi apontada como a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil. Foram avaliados critérios como saúde, educação, mobilidade digital e mercado de trabalho.
Parceira de Confiança
A Otto House atua no mercado imobiliário de Joinville e região há mais de 22 anos, sempre comprometida em encontrar a melhor solução em moradia ou investimento para cada cliente. Por isso, se você procura um imóvel em Joinville, fale com quem tem experiência no assunto.
Clique aqui e saiba mais sobre nós.